sexta-feira, maio 05, 2006

Conferências. Valerá a pena organizá-las na LUSÍADA???

Realizou-se hoja a conferência "O Islão face ao Ocidente", na Universidade Lusíada. Realizou-se há uns meses a conferência "A Reunificação Alemã 15 anos depois". A assistencia das duas juntas não chegava para encher um auditório, o que, desde já, é lamentável.
Está marcada para dia 23 de Maio uma outra conferência sobre as energias a que deverão vir o Secretário de Estado responsável pelas energias, Dr. Castro e Guerra, o Engº Mira Amaral, o Dr. Patrick Monteiro de Barros, o Dr. Francisco Ferreira (Quercus), entre outros. A questão que eu coloco, e espero ter realmente respostas (basta de inércia), é se vale mesmo a pena continuar a realizar estes eventos, se depois a taxa de participação ronda os 15% da lotação do auditório.
Evita-se passar por vergonhas desnecessárias e desperdiçar esforços que tão bem podiam ser aplicados noutras coisas e pessoas bem mais merecedoras. De qualquer modo, agradeço a todos os que compareceram hoje, incluindo os colegas de Gestão, que embora obrigados, fizeram o favor de assistir com interesse. Repito, espero respostas.

3 comentários:

Unknown disse...

Como aluno do 1º ano, talvez tenha a ingenuidade de acreditar que é possível mudar, dinamizar, pensar, actuar e fazer do CEPRI um centro de estudos políticos com a qualidade e a dignidade que merece.
Talvez seja preciso um esforço conjunto dos alunos para os professores acreditarem no CEPRI, mas é desanimador não haver recompensa ao mérito e esforço dos que tiveram bons resultados e representaram de forma positiva a universidade (caso do Diogo Noivo e outros).
No fundo a ausência dos alunos na conferência é o espelho da sociedade cívil apática e provinciana que temos em Portugal...

O Prevenido disse...

Rui compreendo os teus anseios e frustrações, mas penso que a vida é assim mesmo, um "osso" duro de roer. Mas penso igualmente e inequívocamente que o trabalho desempenhado pelo C.E.P.R.I. é de qualidade, só não o é mais - muitas vezes - porque "altas individualidades" não o permitem, e as "ingerências" são muito regulares (basta apenas citar o exemplo da formação de painéis).

Por mim, e também pelos meus colegas espero que esta NOSSA vontade não padeça (como aparentemente é o estado em que se encontram os cursos de Relações Internacionais e Ciência Política), e juntos teremos que encontrar força para seguir em frente com temas cada vez mais interessantes e reveladores.

Não desesperes grande Rui, estamos todos no mesmo barco, e o levaremos a bom porto!!

Um abraço


Ps: Eduardo, não te vi por lá! tanta demagogia!!! ehehe

O Prevenido disse...

Eduardo, penso que relativamente ás "ingerências" todos estamos de acordo, mas também acho que não é pelo facto de não apareceres, tenhas as razões que tiveres (porque acredita que eu não concordo em NADA com a falta de liberdade e de decisão própria que o C.E.P.R.I. carece), porque ao fim ao cabo são temas que nos interessam e se temos que mudar algumas coisas no que respeita aos nossos cursos e à sua projecção, acredita que este é um caminho, com as dificuldades inerentes, é claro!

:)