segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Portugal e o mandato na União Europeia:Integração da Turquia?

Esta análise pretende clarificar um pouco melhor a questão, na perspectiva da segurança, tendo em consideração tanto o interesse nacional dos Estados europeus como da própria União.

Integrada no sistema de segurança euro-atlântico, a Turquia tem desenvolvido esforços constantes para integrar as União Europeia (UE), com o apoio inequívoco dos EUA e da Grã-Bretanha e reservas por parte de alguns Estados membros da UE.

A Turquia enquanto potência regional, encontra-se geográficamente no meio do Continente Europeu e do Continente Asiático. A sua posição privilegiada no coração da região euro-asiática e como pilar "ocidental" num vasto Médio Oriente, poderá ser um benefício inquestionável para a acção europeia nesta região. No Médio Oriente,uma área de especial interesse para a Aliança Atlântica (NATO) mas mais propriamente para a Europa, tanto por razões históricas como também por causa do seu impacto na segurança europeia, a UE Terá muito a ganhar a nível de status.

Tendo a Turquia boas relações com ambos os lados e credibilidade tanto em Israel como no mundo árabe em geral, a sua adesão poderá, sem dúvida, aumentar a influência da União no Médio Oriente, podendo ser usada em benefício de esforços comuns no sentido de pacificar e estabilizar esta região estratégicamente crítica (oportunidades similares apresentam-se no Mar Negro, no Sul do Cáucaso e Ásia Central, onde a Europa tem mantido uma posição discreta no passado, mas a Turquia , por razões geográficas, culturais, religiosas e linguísticas, tem sido um jogador activo).

Como um dos parceiros mais fortes da NATO, com uma orientação claramente convergente com a PESD, a adesão da Turquia poderá ser de grande valor para o sistema de defesa europeu.

As carências energéticas poderão ser mitigadas, pois com a construção do pipeline Baku-Tbilisi-Ceyhan e com a emergência da bacia do Mar Cáspio enquanto uma das maiores reservas de petróleo e gás natural do mundo, a Europa poderá conseguir o acesso a estes recursos vitais na Ásia Central e regiões da Sibéria, tornando a Turquia num factor vital para a segurança europeia no que diz respeito ao abastecimento energético do Médio Oriente, do Mar Cáspio e da Rússia.

Por fim, a adesão da Turquia à UE poderá afirmar a natureza da União, enquanto sociedade aberta e tolerante, advindo a sua força da diversidade e unidos por valores comuns de liberdade, democracia, o carácter da Lei e o respeito pelos Direitos Humanos. A Europa poderá apresentar-se como um modelo alternativo ao modelo exclusivista, sectário e fechado impulsionado por radicais islâmicos. A Europa poderá ter um inestimável papel nas relações futuras entre o "Ocidente" e o mundo islâmico, podendo vir a adquirir com isto uma maoir respeito e credibilidade, melhorando o seu "Soft Power" em muitas partes do globo.

A inclusão bem sucedida da Turquia no processo de integração europeu, contudo, poderá mostrar ao mundo islâmico que é de facto possível encontrar respostas para o dilema gerado relativamente à combinação de tradições e credos religiosos com valores das sociedades modernas que são universalmente aceites.

Luís Albogas

Ps: gostaria que deixassem a vossa posição relativamente a esta questão premente do futuro da União Europeia, até mesmo apresentando outras prespectivas tanto a favor como contra a integração da Turquia.

" Com o debate, por vezes, consegue-se ver mais além"

1 comentário:

Anónimo disse...

Primeiramente apresentações, sou Marcelo Cardoso, de Belo Horizonte, Brasil.

Gostaria de parabenizar o senhor pelo excelente texto, com bastante clareza quanto ao tema.

Entretanto, tenho que considerar o texto um pouco parcial, em favor à adesão turca no bloco europeu.

Certamente, esse fator não é um defeito, tendo em vista que muitos críticos e estudiosos concordam com a entrada desse país na União, embora eu, particularmente, creio que esse processo de integração da Turquia deve continuar ocorrendo progressivamente, como está sendo feito.

Muito obrigado pela oportunidade e pela publicação do texto.

Se desejar fazer contato, o e-mail é:
blackfire_5@hotmail.com