quinta-feira, julho 31, 2008

The end



Ao som da música dos Doors, anuncio o fim da minha contribuição no estimado blog do CEPRI da Universidade Lusíada de Lisboa. Que mundo encontro hoje diferente daquele que encontrei quando comecei a frequentar o ensino superior? Fundamentalmente o mundo é igual. A divergência de interesses e a escassez de recursos tornam o ser humano tendencialmente conflituoso. Dentro da observada conflitualidade, sem cair numa visão determinantemente darwinista, aquele que consegue dominar os outros através do poder e influência, consegue simultaneamente concretizar os seus interesses em oposição aos interesses dos outros. Isto observa-se nas relações humanas assim como nas relações internacionais.
Assim podemos afirmar que dentro de um padrão de mudança contínua observa-se um padrão de continuidade. Ao mesmo tempo que observamos a emergência de diferentes ordens sistémicas ao longo da história: multipolar, bipolar, unipolar, apolar. Observamos que o comportamento dos seres humanos e dos Estados compostos pelos mesmos, e das instituições internacionais, que são compostas por Estados e por conseguinte seres humanos, passa tendencialmente pela maximização do poder e realização dos interesses individuais. Mesmo as organizações transnacionais por serem compostas por seres humanos observam a mesma tendência.
No mundo em que vivo hoje, é comum ser um europeu "obamaníaco" sem interesse pela política externa ou interna do meu país, é comum ser um um americano que luta pelos "valores democráticos" moralmente superiores aos outros, é comum ser um extremista radical que não tem oportunidade de ter uma educação ou condição social diferente e por isso está pronto a dar a sua vida para ceifar muitas outras. Um mundo onde tudo mudou, mas onde tudo permanece fundamentalmente igual. O Homem que prossegue os seus interesses em divergência com os interesses dos outros e onde o véu da ignorância impera!
Resta a diplomacia, essa nobre arte, onde se aprende muitas vezes com as lições da história, a convergência de interesses em nome da paz.

Sem comentários: