domingo, janeiro 27, 2008

E a Birmânia?



Depois da violenta acção repressiva do regime militar ditatorial no governo do Myanmar e apesar da sociedade cívil birmanesa ter demonstrado ser pro-democracia, a comunidade internacional em geral, a ONU, os EUA e a UE, defensores da democracia e dos direitos humanos, não agiram para além das sanções económicas de impacto reduzido. Parece assim terem deixado este problema humanitário esquecido, também deixou de fazer parte da agenda sensacionalista dos media. A Birmânia para além de ter uma posição geoestratégica importante, é detentora de vastos recursos naturais. Será que hoje a necessidade de recursos energéticos se impõe aos problemas humanitários?

1 comentário:

Duarte Serrano disse...

A resposta é sim! Infelizmente os direitos humanos são esquecidos em detrimento da Economia Internacional. Também tem que ver com o facto dos media não falarem ultimamente no assunto. Porém, o Direito Internacional cada vez mais é visto cm um carácter de obrigatoriedade…

Acabará por chegar a vez de Myanmar se democratizar ou continuar como está, tudo depende da sociedade civil porque os Estados do Sistema Internacional certamente não iram intervir.