domingo, março 12, 2006

Berlusconi abandona programa de televisão


O primeiro-ministro italiano, Sílvio Berlusconi, discutiu com uma jornalista da estação pública RAI 3, durante uma entrevista para a qual tinha sido convidado, e saiu do estúdio antes do final da gravação.

A entrevista correu mal praticamente desde o início, com Berlusconi e a jornalista, Luzia Annunziata, a falarem ao mesmo tempo e a interromperem-se repetidamente. A entrevista começou com uma pergunta sobre a demissão do ministro da Saúde, Francesco Storace, no sábado, por alegado envolvimento num caso de espionagem política. Berlusconi reconheceu que o sistema eleitoral italiano pode ser infiltrado e responsabilizou por isso «a esquerda», dizendo que em 1996 os votos tinham sido manipulados.

As perguntas seguintes centraram-se no possível conflito de interesses que teria Berlusconi como empresário e primeiro-ministro, considerando a melhoria económica das estações privadas de televisão durante o seu mandato, em detrimento das públicas. «Se me der um minuto para me explicar», exclamou o chefe do governo, sem no entanto conseguir calar a jornalista, conotada com o centro-esquerda.

«Exijo que me deixe responder, se não levanto-me e vou-me embora, ouviu?», disse a dado passo da emissão, que se tornou difícil de seguir por ambos falarem ao mesmo tempo. Um minuto depois, o chefe do governo e principal empresário dos media italianos cumpriu a ameaça e levantou-se antes do final da gravação. Ao fazê-lo disse que a entrevista dera um bom exemplo de alguém «com preconceitos e de esquerda» e acrescentou que ela «devia ter um pouco de vergonha».

«E dizem que controlo a RAI», disse ainda ao sair do estúdio, já fora de cena. Por decisão do director de informação da RAI 3, a peça foi para o ar ao princípio da tarde no programa «In mezz'ora» como se fosse em directo, não editada e sem cortes. Berlusconi e o dirigente do centro esquerda Romano Prodi, seu principal adversário nas eleições legislativas de 09 e 10 de Abril, terão um primeiro debate televisivo, seguido de outro, a 03 de Abril.

Excerto da entrevista pode ser vista clicando aqui.

Sem comentários: