domingo, março 26, 2006

World MUN 2006 Beijing CHINA (27/31 Março)


Os números continuam a ser um dos principais indicadores da dimensão e prestígio de um dos maiores encontros anuais de jovens estudantes universitários. O World MUN 2006, a realizar em Pequim, na China, espera mais de mil participantes, oriundos de cerca de meia centena países dos quatro cantos do mundo. Portugal estará representado com três delegações, compostas por alunos estreantes e por outros em que o World MUN constitui a quarta participação num Model of the United Nations.

A Universidade Lusíada de Lisboa, que participa no, evento pelo terceiro ano consecutivo, apresentase com duas delegações, perfazendo um total de dezassete participantes, dois dos quais, o Dr. José Francisco Pavia e o Dr. Vasco Rato, na condição de Faculty Advisers.
O Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas fár-se-à representar por uma delegação de cinco elementos, chefiada por Ricardo Rodrigues, aluno do 3º ano na licenciatura em Relações Internacionais.

A participação nacional contará ainda com a presença de uma delegada, a titulo individual, Joana Nóbrega, da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa.

Para Filipe Zuluaga, Head Delegate das delegações da Universidade Lusíada de Lisboa, o World MUN é “um meio de excelência para a aplicação dosconhecimentos adquiridos na universidade”, acrescentando ser também “uma boa forma de conhecer pessoas com realidades culturais diferentes da “nossa”. Este aluno do 3º ano da licenciatura em Relações Internacionais, espera que a participação da Lusíada se paute pela “aprendizagem de novos conceitos e realidades, companheirismo, diversão e, se possível, um Diplomacy Award”.

Ouvidos os participantes nas anteriores edições do World MUN, há um sentimento comum: os Models of the United Nations possibilitam uma aplicação prática dos conteúdos teóricos e programáticos das licenciaturas; dão uma experiência ímpar para quem percorre a fase final do apetrechamento académico; permitem um relacionamento internacional, difícil de obter em qualquer outra circunstância.

Os delegados nacionais ultimam agora os preparativos, nomeadamente a recolha e produção dos documentos necessários para a participação num evento, que já se impôs como um dos maiores e mais exigentes simulacros internacionais.
Mais informações podem ser consultadas directamente no site do World MUN 2006.

1 comentário:

Anónimo disse...

Really amazing! Useful information. All the best.
»