segunda-feira, março 27, 2006

PSD - Que oposição?



Fazem-se, por esta altura, os mais diversos balanços acerca do governo do Engº Sócrates. Uns são-lhe nitidamente favoráveis, ou porque vêm da área política que apoia o governo, ou porque simplesmente compreendem a inevitabilidade de tais medidas. Outros são de tal forma arrasadores, denegrindo na totalidade o trabalho governativo deste último ano, que para serem considerados era necessário uma dose extra de boa disposição, pois não passam de meras piadas de gosto duvidoso.

No entanto, o tema deste post é a oposição desenvolvida pelo PSD.O PSD, neste último ano, tem estado de pés, mãos e ideias presas no mais fundo do baú social democrata. Não se tem visto o líder do maior da oposição tomar iniciativas públicas que não passem pela mera destruição dos projectos apresentados pelo governo.

Poderia discutir-se a forma, a matéria ou a viabilidade dos projectos, mas não. O PSD, neste último ano, tem negado exaustivamente projectos que os seus próprios governos tinham em agenda. Tem funcionado como um apoio sindical aos agricultores (apenas os que receberam milhares de euros em subsídios, compraram montes e jipes e agora não têm como os sustentar); aos presidentes de câmaras e governos regionais, cujos cargos julgam seus por direito (não esqueçamos que a lei da limitação de mandatos só entrará em vigor em 2013), e muitos outros casos poderiam ser citados. Tem sido, basicamente, uma força de bloqueio.

A questão que se coloca, é se esta é a oposição que o PSD deveria fazer? Não estará esta oposição a fazer sair do partido militantes com vontade de agir conscientemente? Não estará esta oposição demasiado esperançada no futuro?

Será o Dr. Mendes um verdadeiro líder da oposição? Sê-lo-á no seu próprio partido? Não me cabe a mim dar lições ao PSD, mas algumas interrogações se me colocam em relação à necessidade de uma oposição, que fosse pelo menos coesa.

3 comentários:

Anónimo disse...

Nice colors. Keep up the good work. thnx!
»

Anónimo disse...

Very best site. Keep working. Will return in the near future.
»

Anónimo disse...

Interesting site. Useful information. Bookmarked.
»