quarta-feira, abril 12, 2006

Conselho de Segurança deve ponderar aplicação de sanções ao Irão


A Administração norte-americana entende que o Conselho de Segurança da ONU deve ponderar a aprovação de sanções contra o Irão, depois de este país ter anunciado que começou a enriquecer urânio.

"Penso que o Conselho de Segurança deve ter em consideração o passo dado pelo Irão", afirmou a secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, em declarações aos jornalistas.

A chefe da diplomacia norte-americana sublinhou que o Irão desrespeitou as exigências internacionais ao começar a enriquecer urânio, pelo que a instância máxima da ONU deve ponderar, na sua próxima reunião, "medidas fortes para garantir a manutenção da credibilidade da comunidade internacional nesta questão".

Contudo, a responsável propôs a realização de uma reunião de emergência para analisar a questão, afirmando que só deve ser tomada uma decisão depois do director da agência internacional de Energia Atómica (AIEA) apresentar o relatório sobre a situação no terreno, o que deverá acontecer no próximo dia 28.

Rice não revelou quais as medidas que Washington quer aplicar ao Irão, mas o porta-voz do Departamento de Estado, Sean McCormack, garantiu que não está em causa qualquer acção militar, mas um reforço da pressão diplomática sobre Teerão.

Mais explícito, o porta-voz da Casa Branca afirmou que a aprovação de sanções contra o regime iraniano é "certamente uma opção em cima da mesa" para contrariar a "ameaça" nuclear de Teerão."As actividades de enriquecimento de urânio são uma afronta ao Conselho de Segurança e à AIEA", sublinhou o porta-voz.

A aplicação de sanções económicas ou diplomáticas contra o Irão é uma possibilidade desde que o programa nuclear do país foi denunciado ao Conselho de Segurança.

Contudo, a Rússia e a China (membros permanentes, com direito de veto) opuseram-se, até agora, a este tipo de iniciativa, por considerarem que irá levar o Irão a suspender a colaboração com a AIEA, renunciando à fiscalização internacional.

In PÚBLICO

4 comentários:

Anónimo disse...

Your website has a useful information for beginners like me.
»

Anónimo disse...

Nice colors. Keep up the good work. thnx!
»

Anónimo disse...

Hi! Just want to say what a nice site. Bye, see you soon.
»

Anónimo disse...

Greets to the webmaster of this wonderful site! Keep up the good work. Thanks.
»