terça-feira, novembro 06, 2007

Porreiro Pá!

O mundo da diplomacia ganhou uma nova onda de entusiasmo com as declarações de Sócrates aquando a conclusão do Tratado Reformador em Outubro deste ano. Como estudante de Relações Internacionais, talvez futuro diplomata, sinto que "é muita porreiro fazer estas cenas dos Tratados Internacionais pá"!

A verdadeira questão é descobrir se o Tratado Reformador é, de facto, "porreiro" ou não, para o interesse nacional. É também colocada a dúvida se o tratado deverá ser referendável ou não. Mas como posso ter acesso ao Tratado para o ler e então formar uma opinião? A resposta está neste site: http://www.consilium.europa.eu/uedocs/cmsupload/cg00001.en07.pdf

Por agora não tenho opinião formada acerca do Tratado porque não o li na íntegra, apesar de à partida não ser muito favorável a um projecto europeu de carácter federalista, mais próximo, então, da corrente de pensamento francófona. Depois de o ler e reflectir, terei todo o gosto em comentá-lo. Por agora resta me dizer: "Porreiro pá"!!!

1 comentário:

Manuel Porfírio disse...

Eu penso que temos de ser realistas e perceber que este Tratado é algo de tal dimensão e complexidade que será uma tarefa muito complicada a de fazê-lo perceptível à população, na sua maioria pouco instruída, de uma forma imparcial e sem o minimizar. Mais, pelo passado que temos de referendos, não acredito que essa seja uma tarefa exequível.

Também não nos esqueçamos que até hoje, os três referendos que foram realizados em Portugal ficaram abaixo dos 50% de participação.

Por último, também há o (alto) risco que o resultado da votação do referendo não reflicta a opinião da população acerca do Tratado, mas antes a sua opinião acerca do Governo ou da oposição, que, suponho, estarão em campos opostos quanto à sua opinião sobre o Tratado.