sexta-feira, janeiro 13, 2006

China vs Mundo II

Não que não queira dar notícias; de todo, mas com tanto trabalho que tenho tido resolvi aproveitar estes poucos dias que tive livres para dar umas voltas pelos sítios à volta de Shantou e descansar um bocado. Acabei de chegar de Nan Hao, uma ilha no norte da província de Guangdong onde qualquer um pode dar uns bons mergulhos numa praia "normal" sem ter de se desviar do lixo nem estar muito preocupado com a àgua castanha. É verdade, em Nan Hao a àgua é bem azul e transparente e a praia é limpa (coisa que já não via desde Portugal)!!! Foi uma aventura para chegar até ao hotel, quase andámos à luta com um chinês que nos queria levar uma fortuna de dinheiro pela viagem!
Sim, se algum dia quiserem vir à China das duas uma, ou sabem falar a língua, ou então o melhor é arranjarem um bom amigo Chinês que ande convosco para todo o lado senão os Chineses tentam cobrar-vos o máximo de dinheiro possível pois os estrangeiros aqui são universalmente considerados ricos.
Voltando a Nan Hao; Nan Hao é uma ilha onde qualquer pessoa já habituada ao quotidiano de uma qualquer cidade Chinesa se sente no paraíso. Lá a poluição é quase "inexistente" ou não se dá por sua conta tanto como no Continente, e onde se pode andar e ouvir o som do silêncio que na China é um bem raro!!!!
Agora estou de volta a Shantou para começar um novo ciclo de aulas, fim das quais estarei livre para viajar um mês pela China dentro começando por Guilin.
Entretanto prometo que até ao fim do ano Chinês que vai ser celebrado no dia 29 deste mês darei mais notícias e que durante a minha "expedição" darei notícias sempre que possível!
Termino com uma fotografia de 75% da comunidade Latina em Shantou.

Bernardo Figueiredo (Port), Mario Villeda (S.Salvador), Diogo Alvim (Port)

1 comentário:

Rui Estêvão Alexandre disse...

Bom, Bernardo, a avaliar pela elouquente descrição, parece-me que facilmente nos adaptamos ao que ainda há de bom pela China. No entanto, espero que o que eles têm de pior não se "pegue" com tanta facilidade.
Abraço Amigo