domingo, dezembro 11, 2005

A Política Externa Alemã a ser debatida amanhã na Conferência: A Reunificação Alemã, 15 anos depois

Coligação estabelece política externa alemã

Os democratas-cristãos e os sociais-democratas, em negociações para acertar os últimos pontos do programa do futuro Governo de grande coligação, aprovaram ontem uma declaração de princípios sobre a política externa da Alemanha, em que defendem a continuação do processo de ratificação do tratado constitucional europeu.

O documento aprovado pela CDU/CSU da chanceler designada Angela Merkel e o SPD refere que a integração europeia e a parceria atlântica continuarão a ser os pilares da política externa alemã. A parceria com a Rússia também surge como um dos seus pressupostos.

Quanto ao orçamento da UE para o período de 2007-2013, o futuro Executivo quer que a Alemanha contribua apenas com 1% do PIB, o que significa uma redução das suas contribuições para Bruxelas. No que diz respeito à Turquia, como tinha sido anunciado na segunda- -feira, a posição é ambígua porque não é explícita sobre a adesão plena daquela país muçulmano à UE.

Numa reunião realizada na terça-feira, a CDU/CSU terá conseguido ainda impor ao SPD que a protecção contra despedimentos passe a vigorar apenas depois de dois anos de contrato de trabalho, avançou o Sueddeutsche Zeitung.

No mesmo encontro, os negociadores das duas formações partidárias terão ainda decidido reduzir as verbas para os subsídios de desemprego e outras medidas sociais do chamado pacote Hartz IV.

A CDU/CSU, em contrapartida, terá acordado que as centrais nucleares alemãs sejam encerradas gradualmente nos próximos 32 anos, conforme previsto numa lei do anterior Governo SPD/Verdes.

Ainda por resolver, estão medidas fiscais como o aumento da taxa de IVA dos 16% para os 18% ou 19% ou uma taxa mais elevada de IRS para os ricos.

Parte de um artigo do DN

Sem comentários: