segunda-feira, maio 01, 2006

DARFUR


O actor norte-americano George Clooney pediu hoje aos Estados Unidos para reforçarem as suas iniciativas a favor do Darfur (ocidente do Sudão) a fim de pôr fim ao que chamou «o primeiro genocídio do Século XXI».

Durante uma conferência de imprensa em Washington, Clooney disse:
«Não podemos virar a cabeça e olhar para o lado esperando que de uma maneira ou de outra tudo isso vá desaparecer, porque se o fizermos, é o que vai acontecer-lhes. Eles vão desaparecer».

Regressado no início da semana de uma viagem ao Darfur, o actor advertiu que «toda uma geração já não estará lá (à) e só ficará a História para nos julgar». Clooney exortou à mobilização da opinião pública para levar os governos de todo o mundo a reforçar a sua acção, nomeadamente por ocasião de manifestações previstas para domingo em Washington e São Francisco.

«O Presidente Bush quer pôr fim a isso, o Congresso quer o mesmo. Precisamos agora que os americanos e os povos do mundo venham em sua ajuda, que eles lhes digam a que ponto é importante para eles», acrescentou.

O apelo de Clooney ocorreu precisamente no dia em que George W.Bush ordenou o congelamento dos bens de quatro responsáveis sudaneses culpados, segundo a Casa Branca, de «crimes ignóbeis» no Darfur, na sequência da aplicação de sanções decididas pelo Conselho de segurança da ONU por proposta norte-americana.

Dez mil pessoas responderam ao apelo de George Clooney só em Washington. O actor tinha pedido aos norte-americanos que exigissem nas ruas o fim do que diz ser o primeiro genocído do século XXI. "Salvem o Darfur" foi a frase que deu o mote às manifestações.

A manifestação em Washington foi a que teve maior participação, mas o apelo de George Clooney levou milhares de pessoas à rua em todo o país. Políticos, actores, atletas, religiosos ou sobreviventes à violência do Darfur estiveram presentes nos protestos.
Ao que George Clooney classifica como o primeiro genocídio do século XXI, as Nações Unidas chamam a maior catástrofe humanitária do mundo. Uma coisa ou outra, todos reconhecem a necessidade de pôr fim a uma situação que eclodiu em Fevereiro de 2003, e já fez entre 180 mil e 300 mil mortos e mais de dois milhões de deslocados.

As declarações de Bush na Week of Prayer and Action for Darfur podem ser lidas clicando aqui.

Mais informações podem ser obtigas através do site SAVE DARFUR.

Sem comentários: