quarta-feira, novembro 16, 2005

A culpa dos distúrbios franceses

Adivinhem de quem foi a culpa dos distúrbios na França nas últimas semanas??? De acordo com a sempre elucidada e profundamente sábia elite política desse país foram os culpados de sempre: a Globalização e o modelo de liberalismo anglo-saxónico!!!

Esta amostra de profundo humor francês merece ser estudada com particular atenção: sempre me tinham dito que o modelo de integração dos imigrantes na França tinha sido integralmente formulado naquele país, por isso surpreende-me que eles próprios se tenham enganado durante quarenta anos, porque afinal parece que o modelo era de inspiração anglo-saxónica, sacré bleu!

E a globalização onde será que entra neste processo? As revoltas iniciaram-se, sem nós saber-mos, por alguma cimeira do G8 surpresa em Paris que precisava dos tradicionais activistas a queimarem McDonalds? Ou terá sido, como é mais provável, que as manifestações nocturnas se iniciaram por uma longa série de falhas acumuladas na concepção do Estado Social, que já está mais que comprovado que não pode pretender ser o pai de todo um povo, sempre a protege-lo?

Parece-me que não se pode continuar a utilizar sempre o mesmo papão para todos os problemas com que um país se depara. Os comunistas fizeram-no durante 70 anos com o “monstro capitalista”, até que já ninguém os quis ouvir mais e os franceses vão pelo mesmo caminho com o seu “mau-mau” liberalista e globalizado. Esperemos que acordem do sonho socialista antes de que tudo fique queimado.

Sem comentários: