domingo, novembro 20, 2005

Nuremberga, 60 anos depois

"É impossível compreender Nuremberga sem a memória da barbárie nazi!"
Passam agora 60 anos após o início das audiências do tribunal de Nuremberga, que apenas alguns meses depois levou à pena capital alguns dos 22 altos responsáveis do regime Nazi, que não tiveram a oportunidade de acompanhar o Fuhrer a tempo de evitar a humilhação.
Foram 60 anos em que a história tem vindo a remexer arquivos, a levantar hipóteses e a fazer alguns julgamentos que à data teriam possívelmente levado todos para um mesmo fim.
Pode, no entanto, colocar-se a questão da legalidade deste tribunal em particular, ou mesmo deste tipo de tribunais penais internacionais que julgam tendo por base normas que não são de todo globalmente consensuais.
Não considero minimamente justificável o projecto da Alemanha Hitleriana, não aceito sequer uma única razão para os métodos tão pouco ortodoxos que foram utilizados, contudo penso que as sentenças de Nuremberga só foram possíveis dado o pouco tempo que passara do fim do terceiro Reich. Tudo e todos viviam na aflição de um possível resurgimento do regime, donde se justifica a inceneração dos corpos dos condenados à morte, cujas cinzas foram espalhadas não se sabe bem onde, para evitar cultos despropozitados.
Neste âmbito, mas também com vista à celebração dos 15 anos da reunificação alemã, está o CEPRI a trabalhar na organização de uma conferência em que sejam debatidos todos os pontos possíveis pelos mais ilustres especialistas nesta matéria.
Aceitam-se sugestões, e colaboração na organização!

Sem comentários: